Como o jejum intermitente afeta os hormônios?

Como o jejum intermitente afeta os hormônios?

 

Com o aumento da popularidade do jejum intermitente para controle de peso, algumas pessoas estão preocupadas com o seu impacto na saúde em geral, particularmente nos níveis hormôniois. Estudos têm sugerido que o jejum intermitente pode reduzir os níveis de hormônios reprodutivos das mulheres, levando a potenciais problemas de fertilidade.

 

Agora, um pequeno estudo em indivíduos com obesidade na fase pré e pós-menopausa sugeriu que estes receios podem ser infundados. É possível que os o jejum intermitente também afete homens de 50 anos. Os pesquisadores ressaltam  a necessidade de mais investigações sobre os efeitos do jejum intermitente em diferentes populações.

O jejum intermitente

 

O jejum intermitente, em que períodos de alimentação normal são intercalados com períodos de jejum ou ingestão limitada de calorias, é cada vez mais popular como método de controle de peso.

 

Os  jejum intermitentes métodos que as pessoas podem seguir são:

 

  • a dieta 5:2, onde as pessoas comem normalmente 5 dias por semana e têm uma ingestão muito baixa de calorias durante 2 dias não consecutivos por semana
  • jejum de dias alternados, onde os dias de alimentação normal são alternados com dias de ingestão restrita
  • alimentação limitada – durante uma janela de alimentação de 4-12 horas (mais comummente 8-10 horas), as pessoas comem normalmente, sendo apenas permitidas bebidas sem água e sem energia fora deste período de tempo.

 

Dos  jejum intermitentes métodos, a alimentação com restrições de tempo, que não envolve qualquer restrição calórica, é a mais popular. Até agora, porém, os estudos têm mostrado resultados variáveis no que diz respeito ao impacto deste tipo de dieta sobre a saúde.

Este tipo de dieta é eficaz?

Uma análise em  indivíduos com excesso de peso ou obesidade, mostrou que o jejum intermitente é tão eficaz como a restrição calórica para a perda de peso. No entanto, um outro estudo não encontrou qualquer diferença significativa na perda de peso em jejum intermitente para os que seguem outro tipo de dieta.

 

Embora possa ajudar algumas pessoas a manter um peso saudável, existem outros efeitos na saúde?

 

Alguns estudos sugeriram que o jejum intermitente pode ter efeitos sobre os hormônios, particularmente os hormônios reprodutivos, embora a maioria dos estudos tenha sido realizada até agora em roedores e não em pessoas. Há uma falta específica de dados sobre o efeito do  jejum intermitente em indivíduos com obesidade pós-menopausa.

 

Um novo estudo, realizado por pesquisadores, mostrou que o  jejum intermitente teve pouco efeito na maioria dos hormônios reprodutivos em mulheres com obesidade. No entanto, as concentrações de desidroepiandrosterona (DHEA) diminuíram nos participantes, o que pode ter implicações para a saúde reprodutiva.

O efeito sobre a perda de peso 

Ambos os grupos perderam peso durante o estudo. Os participantes na fase pré-menopausa perderam uma média de 3% da sua massa corporal; o grupo pós-menopausa perdeu 4%.

 

Aconteceram reduções no peso corporal, massa gorda, níveis de insulina, e resistência à insulina. Isto sugere que uma alimentação limitada no tempo pode ser uma boa dieta para ajudar as pessoas a perder peso e impedir a progressão da pré-diabetes para a diabetes. No entanto, nenhum destes benefícios para a saúde esteve relacionado com mudanças no DHEA.

Queda nos níveis de DHEA

 

De todos os hormônios medidos, apenas um, o DHEA, foi significativamente afetado pela mudança nos padrões alimentares. Em ambos os grupos, a concentração de DHEA diminui após 8 semanas de  jejum intermitente.

 

O DHEA é uma hormônio esteróide que é feito no corpo pelas glândulas supra-renais, as gônadas e o cérebro. É importante para a criação de hormônios estrogênicos e androgênicos, tais como a testosterona.

 

Nas mulheres, os baixos níveis de DHEA estão associados à redução da libido, secura vaginal, e osteoporose. Estudos realizados também demonstraram que a suplementação de DHEA pode melhorar as taxas de sucesso em mulheres submetidas a tratamento de fertilidade.

São necessários mais estudos

 

Não se sabe se estes resultados podem ser extrapolados para mulheres com um peso saudável. Precisamos de mais estudos sobre o efeito do jejum intermitente sobre os hormônios reprodutivos em diferentes populações. Precisamos também de ver como o jejum intermitente afeta a fertilidade em homens e mulheres.

 

Existem atualmente vários estudos que analisam os benefícios do jejum intermitente. 

 

Essa é uma área com muita pesquisa e interesse, por isso não existem dúvidas que saberemos mais sobre os seus impactos na biologia humana nos próximos 5 anos. O meu entendimento é que o jejum noturno durante 12-14 horas é provavelmente benéfico para a maioria de nós, com efeitos positivos no metabolismo e manutenção saudável do peso, especialmente se conseguirmos manter a nossa janela alimentar aproximadamente no mesmo dia a dia.

Caso tenha experimentado sintomas de queda hormonal, procure um médico para fazer a reposição correta com testosterona em comprimido ou progesterona e estrogênio.

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